Telhado verde 2

Telhados verde

Que tal transformar a cara de sua casa e de quebra ajudar a melhorar o clima?

   Não é recente que as soluções de cobrir as edificações com vegetação surgiram, o que antes era apenas apelo estético, agora cada vez mais com a necessidade urgente de redução do consumo energético sobretudo nas edificações residenciais, responsáveis por grande parte do consumo ganha espaço. As coberturas verdes tem grande capacidade de isolamento térmico, redução da incidência de radiação direta sobre as lajes, além de ajudar na umidificação do entorno imediato, o que reduz a necessidade da adoção de estratégias ativas, aquelas que consomem energia, para conforto ambiental.

   A França tem enfrentado problemas com os altos níveis de poluição atmosférica e já implementou o rodízio de veículos na capital Paris. Agora, o país aprovou uma lei que obrigada os prédios comerciais a terem telhados verdes ou placas solares. Dá para notar que as políticas sustentáveis estão ganhando espaço por lá. A cidade de Basileia, na Suíça, conta atualmente com uma área de um milhão de m² de telhados verdes em mais de 2.000 edifícios. A cidade tem uma longa tradição no uso deste tipo de tecnologia e, em 2002 aprovou uma lei que obriga toda nova construção, ou reforma, com tetoreto a torná-lo verde.

   As vantagens do telhado verde são inúmeras:

- Conforto térmico: mantém o calor no interior durante o inverno e em dias quentes protege do calor intenso, mantendo o ambiente fresco;

- Acústica: isola ruídos;

- Lazer e alimentação: aumenta a área útil de lazer e permite a produção de alimentos;

-melhora da qualidade das águas e do ar na cidade;

- Reduz o volume de água que chega na rede de esgoto;

- Sustentação da biodiversidade e redução de ilhas de calor.

fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/146

E mais:

  • Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica;

  • Contribui significativamente na pontuação de certificações como o LEED;

  Agora, você pode estar pensando... ok ok mas e a manutenção? e o custo?

Pois bem, o que você precisa é de um profissional para te ajudar na especificaçãos dos sistemas, espécies e tecnologias utilizadas.

A empresa Ecotelhado é pioneira no Brasil e já executaram maisde 250.000m² no país e no exterior, vale a pena conferirr um pouco mais em seu site:

https://ecotelhado.com/

Agora, vamos deixar a sua casa mais viva?