47908809e2fe7672599116c5e0d463c7

Ambientes Industriais!

design industrial teve sua origem inspirada em  fábricas, depósitos, pavilhões e indústrias, porém atualmente é o estilo de décor elegido como favorito pelos grandes interior designers, arquitetos e aficionados em design. Este estilo de design que foi criado e desenvolvido em países como a Alemanha e Rússia, imortalizou-se como “o chique contemporâneo” nos belos lofts de Nova Iorque, Londres e Berlim.  Milão e Barcelona (cidades Meca de design de interiores) inspiram-se cada vez mais nesse estilo para a criação de ambientes e mobiliário.

design industrial é extremamente sedutor e utiliza um tipo de “concreto sofisticado” como material para dar o ar minimalista e elegante. Aliás, concreto e cimento são as palavras do dia. Este material já gerou preconceito e rejeição, devido ao seu caráter bruto, frio, barato e mal-acabado, porém atualmente é sinônimo de sofisticação. Inicialmente valorizado em imóveis comerciais estilosos e da moda, ele rapidamente migrou para imóveis residenciais de luxo e design arrojado. O concreto virou elemento principal nos flats, lofts, restaurantes, hotéis, lojas, cafés, clubes, boates e escritórios de indústrias criativas.

DICAS:

 

Concreto e cimento: O estilo industrial explora bem o uso desses materiais principalmente para pisos, assim como paredes, móveis e objetos. O concreto polido ajuda na limpeza e manutenção de sua casa. Aço, metal, madeira, bamboo, pedras, vidros e tijolos (de preferência expostos e desgastados) são outros materiais que complementam o look industrial. As estruturas (vigas e colunas) são de aço.

Cores e tons quentes e neutros: Preferíveis para preencher seu espaço. Cores e tons de cinza misturadas com branco para adicionar um olhar fresco e limpo.

Ambientes abertos e grandes: De preferência o espaço deve ser grande, sem paredes e com pé-direito alto, facilitando o armazenamento de objetos. Armários e gabinetes empilhados são a maneira preferida de armazenamento.

Luminárias pendentes baixas para a iluminação: Pendurar e pendurar! Estas luminárias estilosas devem estar penduradas no teto e nas paredes. Elas devem ser baixas e podem estar sozinhas ou em grupo. Lâmpadas de chão também são uma ótima fonte de luz e super estilosas.

Ecofriendly: Abuse de plantas e verdes! As plantas são encarregadas de trazer vida à um ambiente que pode ser considerado frio. Vasos e potes grandes são muito utilizados.

Mobiliário interessante: Pode ser antigo ou moderno, mas deve ser sempre aconchegante! Procure objetos industriais antigos que são feitos de aço, metal, carvão ou madeira. Esses itens encontram-se preferencialmente desgastados ou foram recuperados e reciclados. Móveis angulares ou geométricos funcionam muito bem neste ambiente. Pendurar grandes peças de arte, telas e espelhos também ajudam a compor o ambiente.

Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 14:46 h

Confira os posts relacionados: